Apesar de registrar a maior queda do país em maio e estagnação em junho, o comércio de Santa Catarina terminou o primeiro semestre com saldo positivo.O volume de vendas cresceu 9,5% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE na sexta-feira.

O Estado apresentou o terceiro maior aumento do país, atrás apenas de Rio Grande do Norte e Roraima (ambos com 9,9%). Por outro lado, com os maiores recuos nas vendas figuram Goiás (-2,6%), seguido por Distrito Federal (-2,4%). No país, o aumento foi de 2,9%. Frente a junho de 2017, o comércio catarinense registrou incremento de 6,9%.

— SC foi um dos primeiros Estados a começar um processo de recuperação do comércio já no segundo semestre do ano passado. Isso se deve a uma série de fatores, como distribuição de renda mais igualitária, desemprego menor e acesso ao crédito mais elevado — diz o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC), Luciano Córdova…

Fonte da notícia: http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2018/08/varejo-de-sc-cresce-9-5-no-primeiro-semestre-deste-ano-10535657.html